O almanaque de quando plantar "coisas", vê-las crescer e desabrochar na maioridade!

sexta-feira, dezembro 29, 2006

O Barril de Pólvora do Mundo Séries #0

Começo hoje uma... enfim, diz que é uma espécie de rubrica com periodicidade aleatória sobre o Barril de Pólvora do Mundo, ou num tom mais obsceno, o Cu do Mundo: o Médio Oriente!!! Serei um herege aos olhos das três religiões de Abraão por me referir à Terra Santa nestes termos, mas a verdade e o senso comum apontam mais para toda uma zona de tensões explosivas alimentadas por cultos duvidosos, do que para um local Santo de Culto genuíno.

Independentemente da questão religiosa, e do facto de hoje em dia as três grandes religiões que tiveram a sua génese na região lutarem entre si, e matarem em nome de um Deus comum, terem a mesma origem, o que me leva a escrever sobre este assunto, batido e rebatido é um profundo fascínio pela história, cultura e geopolítica da região. Região essa que parece ter sido o berço da civilização... no fundo, o berço das sociedades modernas hoje conotadas com o Ocidente!!! Paradoxo hein?! Ou será que não? Farão sentido as clivagens justificadas pela diferenciação entre o Ocidente e o Oriente?! Pois bem me parecia que não... por isso vamos tentar manter a religião de fora deste texto, sempre que possível.

Começarei assim, por tentar dar uma definição de Médio Oriente. Segundo a Wikipédia, Médio Oriente é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do Mar Mediterrâneo, conhecida como barril de pólvora pelo complexo e explosivo clima político da região, um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico. O Médio Oriente é uma sub-região da África-Eurásia (partes da Turquia estão na Europa, e o país é considerado por alguns como parte da última), sobretudo da Ásia, e partes da África Setentrional.


Existem ainda países comummente associados ao médio oriente, nomeadamente no Magrebe (Marrocos, Argélia, Túnisia, Líbia) pelas suas ligações históricas, culturais e religiosas ao Médio Oriente. São no entanto países considerados ocidentais. Países africanos como Sudão, Mauritânia e Somália, pela sua proximidade geográfica, costumes, história e religião são também frequentemente associados ao Médio Oriente, tal como os países asiáticos Paquistão e Afeganistão.

Para esta exposição, será no entanto interessante incluir estes países, alguns com maior ou menor importância na globalidade da questão. Incluirei aqui também a Turquia (apesar de parcialmente Europeia), pois é claramente um país histórica e culturalmente muito ligado ao Médio Oriente.

O que tentarei fazer, é dar a conhecer um pouca da história, cultura e origens de cada um dos países do Médio Oriente, divagando um pouco sobre os pontos comuns entre eles e particularmente, os traços comuns entre dois mundos hoje profundamente divididos: o Ocidente e o Médio Oriente. Nos tempos que correm, só indo à génese das civilizações, da linguística, das culturas, podemos encontrar tão fortes e incontestáveis sinais de similaridade entre os dois Mundos, sem que tenhamos de romper por caminhos políticos ou religiosos.

Numa próxima actualização irei falar do Irão.

Para mais informações sobre o médio oriente sugiro a consulta da Wikipédia, sendo aliás a fonte preferencial das informações aqui postadas:

- Médio Oriente